MEDIOFONDO - 90Kms

terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Será um evento desportivo, de superação para os atletas, de convívio e boa disposição, que dará a hipótese aos atletas de desfrutar o melhor do Alentejo, passando em alguns dos pontos mais emblemáticos desta região como o Templo Diana, a barragem do Alqueva, a Vila de Monsaraz, entre muitos outros. 
São propostas duas distâncias com diferentes graus de dificuldade, 170kms com dificuldade média/alta e 90kms com dificuldade baixa, possibilitando assim que cada atleta encontre o seu próprio desafio.

MEDIOFONDO - 90Kms

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Percurso

DINÂMICA DA PROVA 

Art. 22.- A prova decorrerá em ESTRADAS ABERTAS AO TRÂNSITO. Todos os participantes deverão respeitar escrupulosamente as regras de trânsito constantes no código da Estrada, com especial atenção à obrigatoriedade de circular na sua mão e respeitar as regras de prioridade nos cruzamentos. Quem não respeitar estas regras será imediatamente expulso da prova e ficará impedido de participar em posteriores edições da prova. Cada participante deverá, na altura do levantamento da documentação, entregar uma declaração fornecida pela organização e devidamente assinada pelo atleta, em que declara conhecer e assumir os riscos inerentes à participação numa prova aberta ao trânsito. Nesta declaração o atleta exclui a possibilidade de responsabilizar a organização por qualquer acidente derivado da sua participação na prova. No entanto todos os participantes estarão cobertos pelo seguro, seja federativo seja pelo seguro de prova subscrito pela organização. 
Art. 23.- É estritamente proibida a assistência dada aos atletas por viaturas de apoio estranhas à organização. É igualmente proibida a circulação de veículos de acompanhantes no meio dos ciclistas em prova. Serão fornecidas pela organização informações sobre os locais aconselhados para os acompanhantes poderem assistir à passagem e dar apoio aos atletas. As forças de segurança que enquadram a prova impedirão a circulação de veículos de apoio no meio dos ciclistas em prova, assegurando o cumprimento do código da Estrada. 
Art. 24.- A prova será enquadrada por forças de segurança, compostas por elementos da GNR, pertencentes a corporações do território e à brigada de trânsito, que garantirão o cumprimento das normas de trânsito por parte de todos os elementos envolvidos na prova e dos restantes veículos em circulação.    
Art. 25.- O controlo de tempo de cada atleta será efectuado com meios electrónicos, recorrendo à utilização de chips. A utilização do chip é obrigatória, devendo o atleta cumprir as regras para o seu correcto posicionamento e utilização. O uso incorrecto do chip ou a sua não utilização por parte de um atleta implicará o não registo da sua passagem nos controlos de passagem estipulados pela organização, acarretando a desclassificação do atleta, com a consequente ausência da lista final de tempos e a perda de direito ao seu diploma de prova. Os controles de passagem e de recolha de tempos estarão situados na partida e chegada e noutros pontos ao longo do percurso de prova. A contagem de tempo é a de chegada à meta e não o tempo de chip. A razão prende-se com o facto do pelotão circular controladamente durante os primeiros 2 km, possibilitando aos atletas mais atrasados, aproximarem-se da frente do pelotão.  
Art. 26.- A fim de assegurar a integridade e a segurança dos atletas, existem cinco pontos de controlo de prova, onde serão estipulados limites de tempo de passagem. Os atletas que cheguem a estes pontos de controlo de tempo após a hora limite estipulada para cada controlo, serão obrigados a abandonar a prova, sendo recolhidos pelo veículo “vassoura” da organização até à zona de meta.  
Tempos Limites de Passagem (Fecho dos controles): 
km 0 (Partida) - 09:00 h 
km 34   - 11:00 h
km 50   - 12:00 h 
Km 90 – 14:00 h 
km 130 – 16.00 h 
km 152 - 17:00 h 
km 170 (Meta) - 18:00 h 
Os participantes que optem por seguir pelos seus próprios meios serão obrigados a entregar no posto de controlo de tempo ou a outro elemento da organização a sua placa de bicicleta com o respectivo número de participante, deixando de ser enquadrados pela organização da prova e assumindo por sua conta e risco o seu destino a partir desse momento.  
Art. 27.- Os atletas que desistam no decorrer da prova devem dirigir-se aos membros da organização, pessoalmente ou por telefone, anunciando a sua desistência. Ao ser detectada a ausência de um atleta, podem ser despoletados meios de socorro e de resgate O desrespeito por esta norma responsabilizará o atleta que não fez esta comunicação pelos custos do processo de busca e resgate. Para além disso será sancionado com a proibição de participar em edições posteriores da prova. 
Art. 28 - Os atletas devem respeitar escrupulosamente os horários, nomeadamente o horário da partida, assegurando-se que partem antes do carro vassoura. Se não o fizerem estarão desenquadrados da prova, participando por sua conta e risco. 
Fecho do controle de partida (km 0) - 09:10 h 
Art. 29.- A organização disporá de um acompanhamento médico da prova, com várias equipas médicas móveis e ambulâncias. Em caso de necessidade os participantes devem solicitar a ajuda aos elementos da organização que desencadearão os meios de assistência necessários. 
Art. 30.- A organização disporá de assistência mecânica ao longo da prova que procurará resolver os problemas mecânicos possíveis de resolver em cenário de prova. Em caso de avaria, a mão-de-obra será gratuita, no entanto as peças de substituição serão cobradas aos atletas que delas necessitem. Das intervenções asseguradas pelas equipas de assistência estão excluídas as reparações de furos. A assistência mecânica será composta por equipas fixas e outras móveis que se deslocarão ao longo do percurso, no entanto por razões de dinâmica da prova ou por dificuldades de posicionamento este serviço poderá não assegurar a assistência a todos os participantes. A existência desta assistência mecânica não iliba os participantes do dever de preparar devidamente a sua bicicleta, assegurando-se que esta se encontra nas melhores condições quando alinham à partida. A organização não poderá nunca ser responsabilizada pelo abandono de um atleta por falta de assistência mecânica.  
Art. 31.- Os atletas em prova deverão garantir o transporte de alimentos e de líquidos para a sua reposição alimentar e de hidratação. No entanto, a organização montará em locais a divulgar antes da prova postos de reabastecimento, onde dispensará alguns alimentos e bebidas.  
Art. 32.- Por questões de segurança, é proibido o uso de auscultadores como acessório de dispositivos para ouvir musica ou para uso do telemóvel, por parte dos participantes durante a prova. 
Art. 33.- A organização tem o direito de poder fazer alterações do traçado e do funcionamento da prova, quando por algum motivo se justifique, sem que por esse motivo tenha que compensar os participantes.

Todos os participantes terão direito a: 

  • Seguro pessoal;
  • Banho;
  • Refeição rápida;
  • Jersey;
  • Classificação;
  • Assistência médica;
  • Assistência mecânica;
  • Reabastecimentos sólidos e líquidos;
  • Outros brindes.

Jersey oficial:




Preços (art. 13 do regulamento):

(Após 31 de Dezembro de 2013 terá um acréscimo de 5 Euros, em todas as situações seguintes)
  • Atletas federados na Federação Portuguesa de Ciclismo - Competição – 25,00 ou 30,00 €;
  • Atletas federados na Federação Portuguesa de Ciclismo - Ciclodesportistas – 25,00 ou 30,00 €;
  • Atletas federados na Federação de Triatlo de Portugal – 25,00 ou 30,00 €;
  • Atletas federados na Federação Portuguesa de Ciclismo - Cicloturismo – 30,00 ou 35,00 € (inclui seguro de prova);
  • Atletas federados na Federação de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta
  • (FCUB)- 30,00 ou 35,00 € (inclui seguro de prova);
  • Atletas não federados – 30,00 ou 35,00€ (inclui seguro de prova).

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