Será um evento 
desportivo, de superação para os atletas, de convívio e boa disposição, 
que dará a hipótese aos atletas de desfrutar o melhor do Alentejo, 
passando em alguns dos pontos mais emblemáticos desta região como o 
Templo Diana, a barragem do Alqueva, a Vila de Monsaraz, entre muitos 
outros. 
São propostas duas 
distâncias com diferentes graus de dificuldade, 170kms com dificuldade 
média/alta e 90kms com dificuldade baixa, possibilitando assim que cada 
atleta encontre o seu próprio desafio.
MEDIOFONDO - 90Kms
Percurso:
DINÂMICA DA PROVA
Art. 22.- A prova 
decorrerá em ESTRADAS ABERTAS AO TRÂNSITO. Todos os participantes 
deverão respeitar escrupulosamente as regras de trânsito constantes no 
código da Estrada, com especial atenção à obrigatoriedade de circular na
 sua mão e respeitar as regras de prioridade nos cruzamentos. Quem não 
respeitar estas regras será imediatamente expulso da prova e ficará 
impedido de participar em posteriores edições da prova. Cada 
participante deverá, na altura do levantamento da documentação, entregar
 uma declaração fornecida pela organização e devidamente assinada pelo 
atleta, em que declara conhecer e assumir os riscos inerentes à 
participação numa prova aberta ao trânsito. Nesta declaração o atleta 
exclui a possibilidade de responsabilizar a organização por qualquer 
acidente derivado da sua participação na prova. No entanto todos os 
participantes estarão cobertos pelo seguro, seja federativo seja pelo 
seguro de prova subscrito pela organização. 
Art. 23.- É 
estritamente proibida a assistência dada aos atletas por viaturas de 
apoio estranhas à organização. É igualmente proibida a circulação de 
veículos de acompanhantes no meio dos ciclistas em prova. Serão 
fornecidas pela organização informações sobre os locais aconselhados 
para os acompanhantes poderem assistir à passagem e dar apoio aos 
atletas. As forças de segurança que enquadram a prova impedirão a 
circulação de veículos de apoio no meio dos ciclistas em prova, 
assegurando o cumprimento do código da Estrada. 
Art. 24.- A prova será 
enquadrada por forças de segurança, compostas por elementos da GNR, 
pertencentes a corporações do território e à brigada de trânsito, que 
garantirão o cumprimento das normas de trânsito por parte de todos os 
elementos envolvidos na prova e dos restantes veículos em circulação.    
Art. 25.- O controlo de
 tempo de cada atleta será efectuado com meios electrónicos, recorrendo à
 utilização de chips. A utilização do chip é obrigatória, devendo o 
atleta cumprir as regras para o seu correcto posicionamento e 
utilização. O uso incorrecto do chip ou a sua não utilização por parte 
de um atleta implicará o não registo da sua passagem nos controlos de 
passagem estipulados pela organização, acarretando a desclassificação do
 atleta, com a consequente ausência da lista final de tempos e a perda 
de direito ao seu diploma de prova. Os controles de passagem e de 
recolha de tempos estarão situados na partida e chegada e noutros pontos
 ao longo do percurso de prova. A contagem de tempo é a de chegada à 
meta e não o tempo de chip. A razão prende-se com o facto do pelotão 
circular controladamente durante os primeiros 2 km, possibilitando aos 
atletas mais atrasados, aproximarem-se da frente do pelotão.  
Art. 26.- A fim de 
assegurar a integridade e a segurança dos atletas, existem cinco pontos 
de controlo de prova, onde serão estipulados limites de tempo de 
passagem. Os atletas que cheguem a estes pontos de controlo de tempo 
após a hora limite estipulada para cada controlo, serão obrigados a 
abandonar a prova, sendo recolhidos pelo veículo “vassoura” da 
organização até à zona de meta.  
Tempos Limites de Passagem (Fecho dos controles): 
km 0 (Partida) - 09:00 h 
km 34   - 11:00 h
km 50   - 12:00 h 
Km 90 – 14:00 h 
km 130 – 16.00 h 
km 152 - 17:00 h 
km 170 (Meta) - 18:00 h 
Os participantes que optem por seguir 
pelos seus próprios meios serão obrigados a entregar no posto de 
controlo de tempo ou a outro elemento da organização a sua placa de 
bicicleta com o respectivo número de participante, deixando de ser 
enquadrados pela organização da prova e assumindo por sua conta e risco o
 seu destino a partir desse momento.  
Art. 27.- Os atletas 
que desistam no decorrer da prova devem dirigir-se aos membros da 
organização, pessoalmente ou por telefone, anunciando a sua desistência.
 Ao ser detectada a ausência de um atleta, podem ser despoletados meios 
de socorro e de resgate O desrespeito por esta norma responsabilizará o 
atleta que não fez esta comunicação pelos custos do processo de busca e 
resgate. Para além disso será sancionado com a proibição de participar 
em edições posteriores da prova. 
Art. 28 - Os atletas 
devem respeitar escrupulosamente os horários, nomeadamente o horário da 
partida, assegurando-se que partem antes do carro vassoura. Se não o 
fizerem estarão desenquadrados da prova, participando por sua conta e 
risco. 
Fecho do controle de partida (km 0) - 09:10 h 
Art. 29.- A organização
 disporá de um acompanhamento médico da prova, com várias equipas 
médicas móveis e ambulâncias. Em caso de necessidade os participantes 
devem solicitar a ajuda aos elementos da organização que desencadearão 
os meios de assistência necessários. 
Art. 30.- A organização
 disporá de assistência mecânica ao longo da prova que procurará 
resolver os problemas mecânicos possíveis de resolver em cenário de 
prova. Em caso de avaria, a mão-de-obra será gratuita, no entanto as 
peças de substituição serão cobradas aos atletas que delas necessitem. 
Das intervenções asseguradas pelas equipas de assistência estão 
excluídas as reparações de furos. A assistência mecânica será composta 
por equipas fixas e outras móveis que se deslocarão ao longo do 
percurso, no entanto por razões de dinâmica da prova ou por dificuldades
 de posicionamento este serviço poderá não assegurar a assistência a 
todos os participantes. A existência desta assistência mecânica não 
iliba os participantes do dever de preparar devidamente a sua bicicleta,
 assegurando-se que esta se encontra nas melhores condições quando 
alinham à partida. A organização não poderá nunca ser responsabilizada 
pelo abandono de um atleta por falta de assistência mecânica.  
Art. 31.- Os atletas em
 prova deverão garantir o transporte de alimentos e de líquidos para a 
sua reposição alimentar e de hidratação. No entanto, a organização 
montará em locais a divulgar antes da prova postos de reabastecimento, 
onde dispensará alguns alimentos e bebidas.  
Art. 32.- Por questões 
de segurança, é proibido o uso de auscultadores como acessório de 
dispositivos para ouvir musica ou para uso do telemóvel, por parte dos 
participantes durante a prova. 
Art. 33.- A organização
 tem o direito de poder fazer alterações do traçado e do funcionamento 
da prova, quando por algum motivo se justifique, sem que por esse motivo
 tenha que compensar os participantes. 
Todos os participantes terão direito a:
- Seguro pessoal;
 - Banho;
 - Refeição rápida;
 - Jersey;
 - Classificação;
 - Assistência médica;
 - Assistência mecânica;
 - Reabastecimentos sólidos e líquidos;
 - Outros brindes.
 
Jersey oficial:
Preços (art. 13 do regulamento):
(Após 31 de Dezembro de 2013 terá um acréscimo de 5 Euros, em todas as situações seguintes)- Atletas federados na Federação Portuguesa de Ciclismo - Competição – 25,00 ou 30,00 €;
 - Atletas federados na Federação Portuguesa de Ciclismo - Ciclodesportistas – 25,00 ou 30,00 €;
 - Atletas federados na Federação de Triatlo de Portugal – 25,00 ou 30,00 €;
 - Atletas federados na Federação Portuguesa de Ciclismo - Cicloturismo – 30,00 ou 35,00 € (inclui seguro de prova);
 - Atletas federados na Federação de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta
 - (FCUB)- 30,00 ou 35,00 € (inclui seguro de prova);
 - Atletas não federados – 30,00 ou 35,00€ (inclui seguro de prova).
 

 
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