Será um evento
desportivo, de superação para os atletas, de convívio e boa disposição,
que dará a hipótese aos atletas de desfrutar o melhor do Alentejo,
passando em alguns dos pontos mais emblemáticos desta região como o
Templo Diana, a barragem do Alqueva, a Vila de Monsaraz, entre muitos
outros.
São propostas duas
distâncias com diferentes graus de dificuldade, 170kms com dificuldade
média/alta e 90kms com dificuldade baixa, possibilitando assim que cada
atleta encontre o seu próprio desafio.
MEDIOFONDO - 90Kms
Percurso:
DINÂMICA DA PROVA
Art. 22.- A prova
decorrerá em ESTRADAS ABERTAS AO TRÂNSITO. Todos os participantes
deverão respeitar escrupulosamente as regras de trânsito constantes no
código da Estrada, com especial atenção à obrigatoriedade de circular na
sua mão e respeitar as regras de prioridade nos cruzamentos. Quem não
respeitar estas regras será imediatamente expulso da prova e ficará
impedido de participar em posteriores edições da prova. Cada
participante deverá, na altura do levantamento da documentação, entregar
uma declaração fornecida pela organização e devidamente assinada pelo
atleta, em que declara conhecer e assumir os riscos inerentes à
participação numa prova aberta ao trânsito. Nesta declaração o atleta
exclui a possibilidade de responsabilizar a organização por qualquer
acidente derivado da sua participação na prova. No entanto todos os
participantes estarão cobertos pelo seguro, seja federativo seja pelo
seguro de prova subscrito pela organização.
Art. 23.- É
estritamente proibida a assistência dada aos atletas por viaturas de
apoio estranhas à organização. É igualmente proibida a circulação de
veículos de acompanhantes no meio dos ciclistas em prova. Serão
fornecidas pela organização informações sobre os locais aconselhados
para os acompanhantes poderem assistir à passagem e dar apoio aos
atletas. As forças de segurança que enquadram a prova impedirão a
circulação de veículos de apoio no meio dos ciclistas em prova,
assegurando o cumprimento do código da Estrada.
Art. 24.- A prova será
enquadrada por forças de segurança, compostas por elementos da GNR,
pertencentes a corporações do território e à brigada de trânsito, que
garantirão o cumprimento das normas de trânsito por parte de todos os
elementos envolvidos na prova e dos restantes veículos em circulação.
Art. 25.- O controlo de
tempo de cada atleta será efectuado com meios electrónicos, recorrendo à
utilização de chips. A utilização do chip é obrigatória, devendo o
atleta cumprir as regras para o seu correcto posicionamento e
utilização. O uso incorrecto do chip ou a sua não utilização por parte
de um atleta implicará o não registo da sua passagem nos controlos de
passagem estipulados pela organização, acarretando a desclassificação do
atleta, com a consequente ausência da lista final de tempos e a perda
de direito ao seu diploma de prova. Os controles de passagem e de
recolha de tempos estarão situados na partida e chegada e noutros pontos
ao longo do percurso de prova. A contagem de tempo é a de chegada à
meta e não o tempo de chip. A razão prende-se com o facto do pelotão
circular controladamente durante os primeiros 2 km, possibilitando aos
atletas mais atrasados, aproximarem-se da frente do pelotão.
Art. 26.- A fim de
assegurar a integridade e a segurança dos atletas, existem cinco pontos
de controlo de prova, onde serão estipulados limites de tempo de
passagem. Os atletas que cheguem a estes pontos de controlo de tempo
após a hora limite estipulada para cada controlo, serão obrigados a
abandonar a prova, sendo recolhidos pelo veículo “vassoura” da
organização até à zona de meta.
Tempos Limites de Passagem (Fecho dos controles):
km 0 (Partida) - 09:00 h
km 34 - 11:00 h
km 50 - 12:00 h
Km 90 – 14:00 h
km 130 – 16.00 h
km 152 - 17:00 h
km 170 (Meta) - 18:00 h
Os participantes que optem por seguir
pelos seus próprios meios serão obrigados a entregar no posto de
controlo de tempo ou a outro elemento da organização a sua placa de
bicicleta com o respectivo número de participante, deixando de ser
enquadrados pela organização da prova e assumindo por sua conta e risco o
seu destino a partir desse momento.
Art. 27.- Os atletas
que desistam no decorrer da prova devem dirigir-se aos membros da
organização, pessoalmente ou por telefone, anunciando a sua desistência.
Ao ser detectada a ausência de um atleta, podem ser despoletados meios
de socorro e de resgate O desrespeito por esta norma responsabilizará o
atleta que não fez esta comunicação pelos custos do processo de busca e
resgate. Para além disso será sancionado com a proibição de participar
em edições posteriores da prova.
Art. 28 - Os atletas
devem respeitar escrupulosamente os horários, nomeadamente o horário da
partida, assegurando-se que partem antes do carro vassoura. Se não o
fizerem estarão desenquadrados da prova, participando por sua conta e
risco.
Fecho do controle de partida (km 0) - 09:10 h
Art. 29.- A organização
disporá de um acompanhamento médico da prova, com várias equipas
médicas móveis e ambulâncias. Em caso de necessidade os participantes
devem solicitar a ajuda aos elementos da organização que desencadearão
os meios de assistência necessários.
Art. 30.- A organização
disporá de assistência mecânica ao longo da prova que procurará
resolver os problemas mecânicos possíveis de resolver em cenário de
prova. Em caso de avaria, a mão-de-obra será gratuita, no entanto as
peças de substituição serão cobradas aos atletas que delas necessitem.
Das intervenções asseguradas pelas equipas de assistência estão
excluídas as reparações de furos. A assistência mecânica será composta
por equipas fixas e outras móveis que se deslocarão ao longo do
percurso, no entanto por razões de dinâmica da prova ou por dificuldades
de posicionamento este serviço poderá não assegurar a assistência a
todos os participantes. A existência desta assistência mecânica não
iliba os participantes do dever de preparar devidamente a sua bicicleta,
assegurando-se que esta se encontra nas melhores condições quando
alinham à partida. A organização não poderá nunca ser responsabilizada
pelo abandono de um atleta por falta de assistência mecânica.
Art. 31.- Os atletas em
prova deverão garantir o transporte de alimentos e de líquidos para a
sua reposição alimentar e de hidratação. No entanto, a organização
montará em locais a divulgar antes da prova postos de reabastecimento,
onde dispensará alguns alimentos e bebidas.
Art. 32.- Por questões
de segurança, é proibido o uso de auscultadores como acessório de
dispositivos para ouvir musica ou para uso do telemóvel, por parte dos
participantes durante a prova.
Art. 33.- A organização
tem o direito de poder fazer alterações do traçado e do funcionamento
da prova, quando por algum motivo se justifique, sem que por esse motivo
tenha que compensar os participantes.
Todos os participantes terão direito a:
- Seguro pessoal;
- Banho;
- Refeição rápida;
- Jersey;
- Classificação;
- Assistência médica;
- Assistência mecânica;
- Reabastecimentos sólidos e líquidos;
- Outros brindes.
Jersey oficial:
Preços (art. 13 do regulamento):
(Após 31 de Dezembro de 2013 terá um acréscimo de 5 Euros, em todas as situações seguintes)- Atletas federados na Federação Portuguesa de Ciclismo - Competição – 25,00 ou 30,00 €;
- Atletas federados na Federação Portuguesa de Ciclismo - Ciclodesportistas – 25,00 ou 30,00 €;
- Atletas federados na Federação de Triatlo de Portugal – 25,00 ou 30,00 €;
- Atletas federados na Federação Portuguesa de Ciclismo - Cicloturismo – 30,00 ou 35,00 € (inclui seguro de prova);
- Atletas federados na Federação de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta
- (FCUB)- 30,00 ou 35,00 € (inclui seguro de prova);
- Atletas não federados – 30,00 ou 35,00€ (inclui seguro de prova).
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